quinta-feira, 5 de maio de 2011

FESTA EM EQUADOR: Açude Mamão começa a sangrar

por Cássia Gomes


Sangria do açude Mamão
Desde a tarde de ontem, dia 4, o açude Mamão que abastece a cidade de Equador começou a sangrar. O reservatório é responsável pelo abastecimento da cidade e sua capacidade de armazenamento é de 1.183.000 metros cúbicos.

A população equadorense está em festa, comemorando o resultado dado pelas chuvas dos últimos dias. Só nos primeiros cinco dias do mês de maio foram cerca de 112,0 milímetros. O açude Mamão além de abastecer a cidade de Equador, despeja suas águas para dentro do açude Caldeirão de Parelhas que é responsável pelo abastecimento da cidade de Santana do Seridó.

Ao fundo, populares caminhando sobre a represa do açude
Com a sangria do açude, a cidade de Equador supera a situação preocupante de estiagem, onde os responsáveis da CAERN local já anunciavam a suspensão do fornecimento, devido o açude ter-se encontrado com a sua capacidade bastante baixa.


Segundo o Pluviômetro da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), em Equador, já choveram mais de 629 milímetros em 2011, como consta na tabela abaixo.




Fonte: Pluviômetro da EMPARN



Um comentário:

  1. Fico feliz com a notícia da sangria do açude.Em breve estarei ai para ver de perto e compartilhar com todos de tal felicidade.Abraços.

    ResponderExcluir