quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Grupo de Idosos Renascer recebe equipe do PBF para a expedição da Carteira do Idoso

por Cássia Gomes

No ultimo dia 11, os idosos equadorenses que participam do Grupo de Idosos Renascer ‘João Paulo dos Santos’ receberam a visita da Coordenadora local do PBF – Programa Bolsa Família, Luana Luma e de mais quatro colegas que montaram uma equipe para a realização da coleta dos dados necessários para a expedição da Carteira do Idoso de todos os componentes do grupo.

Segundo Luana, cerca de 45 idosos deverão receber a sua carteira até janeiro, já que no momento não há como gerar o NIS (Número de Identificação Social), necessário para a expedição da carteira. “Como no momento estamos inserindo os dados das mais de mil famílias que se recadastraram no Bolsa Família, e esta tem de ser a nossa prioridade, não temos como gerar o NIS dos idosos . Portanto, assim que tivermos concluído as atualizações do beneficiários do Bolsa, estaremos providenciando as carteiras de nossos idosos,” afirmou Luana Luma, Coordenadora do local do programa.

Finalidade da Carteira do Idoso
A Carteira do Idoso Imagemé o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso à gratuidade ou desconto de no mínimo 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o artigo 40 da Lei nº 10.741/03, o Estatuto do Idoso. A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos de idade e que não tenham como comprovar renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário