quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Celebrado com muita festa e animação os 50 anos da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira

por Cássia Gomes


Neste último sábado, dia 3, a cidade de Equador ficou em festa com a comemoração dos 50 anos da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira - EEPIF, um momento onde alunos e ex-alunos, professores, funcionários, bem como toda a população pôde unir-se para recordar e partilhar momentos que ali viveram.

Filarmônica Santa Cecília se apresenta nos 50 Anos da EEPIF
Imagens: Cássia Gomes

Coral coordenado pela professora e ex-aluna Erinete Primo e
pelo também ex-aluno Leonardo Matias - Foto: Cássia Gomes
 
Logo na abertura do evento, por volta das 8 h, ainda na frente da escola a Filarmônica Santa Cecília regida pelo Maestro Totó Medeiros executou o Hino do município e em seguida o tradicional e mais que merecido Parabéns pra Você à instituição que fez e fará sempre parte da vida de cada cidadão e cidadã de Equador.

Já no interior do prédio da escola, o Coral Infantil composto por 50 crianças alunas da Escola Municipal Dep. Jessé Freire Filho, coordenadas pela professora e ex-aluna Erinete Primo e pelo também ex-aluno Leonardo Matias, entoaram uma homenagem ao aniversário da EEPIF, cantando uma adaptação da música Oração Pela Família, famosa canção de Padre Zezinho. 


Padre Valquimar e Pastor Joseilson - Foto: Cássia Gomes
Após as apresentações o Pastor Joseilson Costa e o Padre Valquimar Soares, ambos ex-alunos e naturais de Equador, realizaram a bênção do prédio e leitura bíblica para os presentes.

Sebastião Carlos Dérick, presidente da Câmara de Vereadores
Foto: Cássia Gomes
Por volta das 9 h, como parte da programação e um dos momentos mais aguardados, deu-se início a Sessão Solene da Câmara de Vereadores, conduzida por seu presidente, o Vereador Sebastião Carlos Dérick, foi realizada a entrega do Título de Cidadão Equadorense aos professores e ex-professores Edmilson Moreira de Caldas, Terezinha de Jesus Oliveira, Manoel Canuto de Andrade, Rafael dos Santos Junior, Maria de Lourdes Guilherme Cruz, Francisca Clara de Assis, Eliezer Braz de França, Mª do Ó Ramos de Moura, Maria da Penha de Medeiros e Inácia Vieira. 




Profª Terezinha de Jesus recebendo o Título de Cidadã Equadorense
das mãos do Vereador Clétson Rivaldo - Foto: Cássia Gomes

Tal homenagem foi apresentada à Câmara Municipal através de iniciativa do Vereador e também professor Clétson Rivaldo, como forma de retribuir simbolicamente todo o empenho depositado por estes profissionais na educação dos alunos do município.


Em seguida, as homenagens foram direcionadas aos colaboradores da escola e a ex-alunos que vem se destacando em suas profissões das mais diversas áreas como educação, saúde, comunicação, social, religioso, serviços, empresarial e executivo político.




Jardel Azevedo - Cantor gospel e ex-aluno da EEPIF - Foto: Cássia Gomes 
Na programação, não houve apenas momentos solenes, mas também de muita descontração e humor, como durante a ‘Contação de Causos’, onde ex-alunos como Gorete Sabino (Gorete de Chico Fumeiro), Fatima Balduino (Fatinha de Darka), Aldenize Alves (Ziza de Zé Jovêncio), Djalma Patricio (Djalma de Oliveira), Humberto Primo (Humberto de Heráclito) e Mateus Oliveira (Mateus de Mininha de Alonso), puderam compartilhar das brincadeiras e encrencas em que se meteram enquanto estudavam na escola.

Mateus Oliveira contando "causo" vivido com D. Neta
Imagens: Cássia Gomes

Iran Pontual e Emília Marcelino - Foto: Cássia Gomes
Durante o evento, também houve a inauguração da placa comemorativa aos 50 anos da instituição, que trazia uma homenagem em memória a dois personagens fundamentais para a fundação da escola, José Marcelino e Julieta Freitas. Na ocasião estiveram presentes Emília Marcelino, filha de seu José Marcelino, e Iran Pontual, filho de Julieta Freitas, que ficaram bastante emocionados com a lembrança de reconhecimento do trabalho de seus pais na construção do que é hoje a EEPIF.


José Marcelino, enquanto homem público, sempre foi incentivador da formação educacional de crianças e jovens equadorenses, sendo ele o responsável pela doação do terreno onde foi erguida a atual escola.
Emocionados com a lembrança da dedicação de seus pais
Emília e Iran  eram só alegria - Foto: Cássia Gomes






Já Dona Julieta, como era carinhosamente conhecida entre a população, esteve a frente da instituição sendo a sua primeira diretora, permanecendo no cargo por mais de 17 anos, quando recebeu sua aposentadoria em 1973.

Sala das Recordações: Você é a saudade que gosto de ter!
Foto: Cássia Gomes
Na programação, após o meio dia, ficaram abertas aos visitantes as salas de recordação, espaços preparados e ilustrados com imagens dos alunos da EEPIF, desde 1961, quando foi fundada, como também, a exposição de painéis com as gestões de ex-diretores até a atual diretoria. Para dar continuidade aos festejos, também houve muita animação com artistas e bandas locais formadas por alunos e ex-alunos da instituição, como Uz Pernalongas, Jairo Melo, Crizaldo Marcelino e o Forró Pegada Envolvente, que fizeram a festa dos que permaneceram até o final do evento.


Veja mais fotos AQUI
50 Anos da EEPIF: O momento foi de reencontro e muita festa
Foto: Cássia Gomes
Do Blog: “Parabéns aos professores, direção, funcionários, bem como a todos os alunos que estiveram na organização desse brilhantes evento, que sem dúvida, será um dos capítulos especiais da história da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira, que há mais de 50 anos faz parte da vida de todos nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário