segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

São Sebastião - Encerrada Festa do Padroeiro de Equador

por Cássia Gomes


Reencontro, fé e muita alegria marcaram a edição 2011 da Festa de São Sebastião, padroeiro de Equador, que começou no último dia 24 de Novembro e teve seu encerramento na tarde deste domingo, dia 4.

Missa Solene

Missa Solene: O ponto alto da Festa de São Sebastião
Foto: Cássia Gomes
Por volta das 10 da manhã deste domingo, dia 4, foi realizada a Missa Solene da festa do padroeiro, celebrada pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Delson Pedreira da Cruz e pelo pároco de Equador, Pe. Célio Nascimento. A celebração contou com a presença de Pe. Emanuel, Pe. Janilson e Pe. Marquinhos, respectivamente, pároco e vigários de Parelhas/RN, além da participação de centenas de moradores da cidade, equadorenses ausentes e fiéis vindos das cidades circunvizinhas.

Veja mais fotos da Missa Solene aqui

Destaque para os cânticos entoados pelo Coral de São Sebastião durante toda a celebração e do Hino do Padroeiro executado brilhantemente ao final da missa pela Filarmônica Santa Cecília, regida pelo saudoso Maestro Totó Medeiros.

Comunhão: Missa Solene da Festa de São Sebastião 2011 
Imagens: Cássia Gomes

Missa Solene reuniu centenas de equadorenses e visitantes
Foto: Cássia Gomes
Antes da bênção final, Dom Delson, partilhou a alegria de poder participar mais uma vez da Festa de São Sebastião de Equador. “Parabéns a comunidade de Equador, que comemorou nessa festa seus 10 anos de paróquia, evangelizando e promovendo a fé crista entre a população”, declarou o bispo.

Após a Missa Solene, aconteceu o tradicional almoço do São Sebastião, organizado pelos casais das Equipes de Nossa Senhora e que reuniu dezenas de pessoas no espaço do Centro Pastoral Padre Valdeci Donato da Silva, localizado ao lado da Igreja Matriz.

Procissão de encerramento

Mais 2 mil pessoas estiveram presentes na procissão
Foto: Cássia Gomes
Mais de 2 mil pessoas se reuniram na tarde de ontem, dia 4, para a procissão que marca o final das festividades religiosas à São Sebastião, em  Equador. A caminha teve início às 17 h saindo da Igreja Matriz e percorrendo algumas ruas da cidade, carregando a imagem do padroeiro, acompanhada pela Filarmônica Santa Cecília e de vários fiéis que dava demonstrações da fé que move a comunidade católica equadorense.

Após a procissão, foi realizada a bênção do Santíssimo, descerramento do estandarte, escolha da Rainha da Festa e um festival de prêmios, encerrando o momento de fé e confraternização que marcou as celebrações deste ano.
Bênção do Santíssimo Sacramento - Foto: Cássia Gomes





Segundo Pe. Célio, o resultado parcial da arrecadação dos eventos ocorridos nesse período festivo, bem como a renda obtida por cada candidata a Rainha da Festa ultrapassa os 25 mil reais. Com esse valor, o pároco pretende fazer reparos na estrutura da Igreja Matriz, além de financiar as ações dos movimentos e grupos pastorais na evangelização de Equador.





Programação Social

Um bom número de pessoas foi conferir o forró da
Banda Nejú e Max & Banda Estrelar -
Foto: Cássia Gomes
No sábado, dia 3, após a 9ª e última novena, a sociedade equadorense se reuniu para curtir as atrações do pavilhão da festa, que este ano foi realizado na Rua Getúlio Vargas, onde foi montado um palco para as atrações musicais que fizeram a animação de todos.

Apesar da simplicidade, o evento promovido pela Prefeitura Municipal de Equador reuniu um bom número de pessoas que puderam dançar muito forró pé-de-serra com Forró Nejú e se deliciar com o repertório variado de Max e Banda Estrelar, que encerrou o pavilhão por volta das 3 e 40 da manhã do domingo.


Veja as fotos do Pavilhão da Festa AQUI

Cantor Joãozinho foi bastante atencioso com seus fãs



Para dar por encerrada a programação social da Festa do Padroeiro 2011, por volta das 22 h do domingo, dia 3, no Ginásio O Gilsão foi realizado o Tradicional Baile da Festa. Numa realização do empresário Cinaldo Produções, o baile foi embalado pelos grandes sucessos da década de 80 e 90 na voz inconfundível de Joãozinho e Banda Se7e, e ainda, o penerado envolvente do Forró Cipó de Boi, para terminar a noite de festa.

Do Blog: “Agradecemos a participação de todo o povo de Equador, aos visitantes, aos filhos desta terra que residem em outras localidades, as autoridades, bem como a todos que deram um pouquinho de si em favor da evangelização de nosso povo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário