Mais de 100 pessoas estiveram na conferência |
O evento contou com a participação de mais de 110 pessoas, entre representantes de igrejas, profissionais da área da saúde, estudantes dos cursos técnicos de enfermagem e nutrição, bem como a sociedade civil em geral.
Abertura da Conferência com Luzinete Barbosa |
Na abertura, após a formação da mesa e execução dos hinos nacional e municipal, a Diretora do Fundo Municipal de Saúde, Luzinete Barbosa, falou acerca da realidade em que se encontra a saúde do município, sobre os atendimentos que são realizados no âmbito local e encaminhamentos para consultas especializadas, bem como sobre os equipamentos que realizam diversos exames em Equador.
A fala de Luzinete ainda foi reforçada pelas palavras do vice-prefeito Fábio Aurélio Bulcão, que esteve presente no evento.
O vice-prefeito, Fábio Aurélio marcou presença no evento |
"Equador é referencia na qualidade dos serviços de saúde oferecidos. O que aqui não tem como ser feito é encaminhado para hospitais e clínicas especializadas. Vocês não tem idéia do quanto a prefeitura investe todo mês no transporte de pacientes até os locais onde eles serão atendidos", afirmou Fábio.
O prefeito levou a sua mensagem aos presentes |
O prefeito Vanildo Fernandes também esteve presente na abertura da conferência, levando a sua mensagem a todos os conferencistas. Dr Vanildo, comentou sobre como a saúde do município vem avançando desde 1997, quando o SUS tinha apenas 9 anos de criação, falou como a atual administração vem lutando para superar as dificuldades impostas pela situação em que encontrou a saúde municipal quando retornou ao governo. "A luta tem sido cansativa, mais desânimo algum fará com que não alcancemos o nosso principal objetivo: OFERECER SAÚDE DE QUALIDADE A TODA POPULAÇÃO", concluiu o prefeito.
Márcia Lúcia e Marli Nóbrega - Palestrantes da conferência |
Para tratar do tema da conferência, foi convidada a Gestora de Saúde da cidade paraibana de Várzea, Márcia Lúcia. Após a explanação do tema, foi oferecido um coffee-break aos presentes, que reforçaram as energias para a plenária de discussão e divisão dos grupos, sobre o comando de Marli Nóbrega, Coordenadora da 4ª Regional de Saúde.
Os grupos apresentavam propostas que passavam pela aprovação de todos os participantes |
Temas discutidos, os grupos apresentaram propostas que possam ser implantadas no município, no âmbito dos diversos atendimentos clínicos que irão melhorar a qualidade de vida de toda a população. Ao final das apresentações e aprovação das propostas, foram escolhidos os delegados que representarão Equador na Conferencia Estadual de Saúde, em Setembro.
A 6ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu numa realização da Secretaria e do Conselho Municipal de Saúde, com o apoio total da Prefeitura Municipal de Equador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário