terça-feira, 22 de novembro de 2011

50 Anos de Tradição - Conheça a História da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira

por Cássia Gomes
Há 50 anos fazendo parte da sua vida
Em Dezembro, mas precisamente no dia 3, uma grande comemoração será realizada em homenagem aos 50 anos da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira, responsável pela formação de várias gerações de filhos de Equador.

Durante as festividades a organização espera receber centenas de visitantes, entre alunos, ex-alunos, pais e funcionários, bem como a todos que durante estes anos todos contribuíram para o desenvolvimento da educação no município.

Criada em 1956, com o nome de ‘Escolas Reunidas Professora Isabel Ferreira’ através do decreto de lei do Srº Dinarte Mariz, Interventor do Estado do Rio Grande do Norte na época, a escola recebeu esse nome como forma de homenagear a professora parelhense Isabel Ferreira, irmã solteira do Capitão Severino Elias, ex-prefeito de Parelhas.

A principio funcionava no prédio onde hoje é a Escola Estadual Dom Manuel Tavares de Araújo, começou suas atividades atendendo a modalidade de 1º grau (de 1ª a 4ª série), tendo como primeira professora a jovem Julieta Nunes de Freitas. Em 1959, o senhor José Marcelino, representante político de Equador na Câmara de Vereadores de Parelhas (já que Equador naquele momento não tinha sido ainda desmembrada da cidade de Parelhas) doou o terreno para a construção do atual prédio da escola e foi aí que a instituição recebeu a alteração de seu nome, passando a se chamar Escola Estadual Professora Isabel Ferreira, no ano de 1961. Outra mudança importante aconteceu entre as décadas de 90 e 2000, quando a escola passou a modalidade de Ensino Fundamental e Médio.

Fachada atual da EEPIF - Foto: Cássia Gomes
Muitos anos se passaram, onde alunos, professores, diretores, funcionários, todos fizeram a sua parte e deram hoje lugar ao novo, ao formato e estrutura atual da Escola Isabel Ferreira. Cada equadorense carrega dentro de si algum ensinamento aqui recebido, alguma lição aqui aprendida, ou mesmo a recordação de algum momento especial vivido com seus colegas e professores nesses 50 anos de boas e inesquecíveis histórias.

Atualmente a frente da direção da escola encontra-se a professora Maria do Socorro Ramos dos Santos e o vice-diretor Januncio Balduino Diniz, que contam com a colaboração de 13 professores especializados nas áreas de disciplinas efetivas e outros 16 funcionários distribuídos entre os setores administrativo, pedagógico e serviços (porteiros, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, etc). Juntos esta equipe atende hoje a 525 alunos, sendo 199 no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) numa faixa etária de 10 a 16 anos de idade e outros 275, sendo estes estudantes do Ensino Médio, numa faixa etária entre 14 e 35 anos.

Missão da Escola Estadual Professora Isabel Ferreira

“Nossa missão é preparar nossos alunos para exercerem a cidadania, tornando-os seres pensantes, críticos e atuantes no meio em que vivem, através da aquisição e construção dos saberes e atitudes necessárias a essa postura.”

Do Blog: “O Equador Notícias, em comemoração aos 50 anos da EEPIF trará nos próximos dias, matérias sobre os diversos projetos que vem sendo executados por todos que fazem a Escola Estadual Professora Isabel Ferreira. AGUARDE!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário