segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Secretaria de Saúde realiza esta semana vacinação anti-rábica na zona rural de Equador

por Cássia Gomes

A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de Vigilância Sanitária local realiza entre os dias 9 e 18 deste mês, a campanha de vacinação anti-rábica 2011 em cães e gatos da zona rural de Equador.

As vacinas serão aplicadas em animais a partir de três meses de vida e em fêmeas prenhas e que estejam amamentando, como forma de prevenir e evitar a raiva, doença que pode ser transmitida para o ser humano em caso de mordida de animal contaminado.

Na zona urbana, os cães e gatos deverão ser vacinados no próximo dia 26, Dia ‘’D’’ de vacinação no município. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Luzinete Barboza, a aplicação da vacina nas comunidades rurais acontecerá por meio de visitas de casa em casa pelos agentes de vigilância sanitária, conforme calendário abaixo:

Dia 09/11 – Comunidades rurais de Boqueirãozinho, Carneira, Chã, Riachão, Tanques e Galo Branco;

Dia 10/11 – Comunidades rurais de Favela, Boa Vista, Letreiros, Condado e Salgadinho;

Dia 11/11 – Comunidades rurais de Malhada Grande, Trapiá, Timbaúba, Malhada Vermelha, Cobiçado, Varginha, Riacho Verde e Vargem do Mato.

Dia 16/11 – Comunidades rurais de Oitis, Bolandeira, Pedra Redonda, Cajueiro e Mata-Onça;

Dia 17/11 – Comunidades rurais de Papaconha, Jacu, Serra Redonda, Coqueiro, Céu e Tanquinho;

Dia 18/11 – Comunidades rurais de Quintos, Pau dos Ferros, Caiçara, Venta Furada, Malhada da Areia e Pedra Preta.

Mas o que é a raiva?

É uma doença contagiosa causada por um vírus que pode afetar os animais (mamíferos) e o homem. A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordedura (mordida). Mas, que fique claro que nem toda mordida de cão ou gato transmite a raiva, já que é necessário que o animal seja portador do vírus para que haja a transmissão da doença.

O vírus atinge o sistema nervoso central, levando ao óbito após curta evolução da doença e a única forma de preveni-la é através da aplicação da vacina anti-rábica em cães e gatos.

Do Blog: “Então, não deixe de vacinar o seu animalzinho. Se você mora na zona rural, receba a equipe da Vigilância Sanitária que irá até sua casa para aplicar a vacina no seu cão e/ou gato. Mas se você morar na zona urbana de Equador, não esqueça, dia 26 é o Dia ‘’D’’ de vacinação anti-rábica.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário